Compositando

 
 
Vinicius de Moraes nos diz que pra fazer um bom samba "É preciso um bucado de tristeza". Já Ramones nos mostrou como fazer uma coletânea de sucessos com apenas 03 acordes. Renato Russo, com sua Legião Urbana, já escrevia seus maiores sucessos no auge de sua juventude.

Afinal, o que é preciso para compor uma música? Será que tem algum segredo?

É claro que exemplifiquei grandes gênios da música e nem pretendo me comparar a eles. Mas como um mero mortal consegue tal feito? Um dos sonhos, que espero um dia realizar, é compor uma música. A meu ver, não há obra de arte mais bonita que uma música bem feita, composto, musicada e cantada.

Poesia musicada agregada de muito sentimento: acordes bem montados e harmônicos que soam agradáveis aos ouvidos. Quiçá a multidão cantando em coro aqueles estrofes colocadas ali com tanto carinho e a galera tocando suas guitarras imaginárias solando um riff chiclete que você compôs. Ou ainda uma música confidente, que só você e seu amor sabem a importância.

É um tanto quanto difícil, mas acho que escrevendo aqui já é uma forma de começar a desenvolver esse lado "poeta da música" de ser. Já do lado instrumental, arranho um pouco no violão, mas falta muita coisa pra aprender.

Só tenho certeza de uma coisa que os três acima citados tem em comum sobre "as músicas": todos usaram o coração e a alma pra fazê-las. Deram a vida e viveram intensamente por elas. Se eu conseguir usar 10% do que eles usaram, já fico feliz. Esse é o caminho a seguir, o 1º passo a dar.

E vocês, querem me ajudar?

Comentários

  1. Filho, o dom de tocar o violão já é claramente notado. Escrever também é algo que voce faz com facilidade. Junte tudo e verá que qualquer dia sai um música legal.
    Minhas letras sei que não vaõ combinar com seu estilo mas se ajudar, tamo aí.
    bjus do fâ nº 1 olhando do meu lado e fã nº 2 se a mãe estiver escrevendo, né. beijão

    ResponderExcluir
  2. Meu querido e amado amigo Renezito.

    Acho que a musica você já escreveu, basta só musicar agora.

    Um homem quando fala com o caração já é um compositor nato, basta apenas organizar as palavras.

    E você faz isso com maestria.

    Saiba que seu amigo poeta aqui será o primeiro a lhe acompanhar, a inspirar e se for preciso até fingir tocar, mas saiba que a musica e a poesia andam juntas e para todos os lugares.

    Abraços, luz e paz sempre!

    ResponderExcluir
  3. Eai Renê. Vai então encarar a obra de compor?
    que tal vc fazer uma música sobre esse sentimento que vc tem com a própria música.

    Não sou nada e nem ninguém, mas questinoar a si mesmo, acaba ajudando.
    Tente perguntar para si:
    O que é isso de transformar a minha volta em uma melodia?
    Como os acordes retratam momentos?
    Palavras certas ou sentimentos marcantes?

    Isso talvez ajude em alguma coisa.


    Gabriel.

    ResponderExcluir
  4. Mara amigo, bora lá compor...

    ResponderExcluir
  5. A receita de sempre: 10% de inspiração e 90% de transpiração. Cabeça aberta e sem pré-conceitos. Passa lá no meu, pode ter algumas inspirações.

    http://gopantone.wordpress.com/

    Abraços Renevaldo.

    ResponderExcluir
  6. Compor é colocar no papel tudo o que se sente. É transformar em versos aquilo que se tem em mente e dentro do coração!
    Quanto à questão musical, precisando tamo ae sempre!!!
    Abraçosss Renebs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escrever

Um preconceito ainda oculto...apesar do tamanho